segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

29° Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas


              

                  Está em evidência  em Belo Horizonte a exposição: 29° Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas , na qual arte e política juntam-se em uma só expressão . Em tempos na qual a arte não está sendo tão valorizada, ficamos a frente de uma exposição que nos permite abranger novas ideias, tanto relacionadas a política quanto a própria arte. 
                    As obras ali expostas nos traz uma realidade que está a nossa volta mas que na maioria das vezes não a percebemos, podemos citar a obra de Cinthia Marcelle "Sobre este mesmo mundo", tal obra nos passa a sensação das coisas nas quais aprendemos, memorizamos mas que a usamos como uma simples matéria escolar.
                       A complexidade da arte e algumas de suas variações estão bem representados na exposição referida. Temas políticos são abordados com ênfase na centralização do poder à privilegiados na sociedade. Mas em obras como a de Gil Vicente, há o reconhecimento dos poderosos da atualidade expostos nas telas, ele expressa sua indignação à respeito do poder unificado à uma classe, em forma de protesto. As telas de Gil Vicente mostram o próprio artista apontando uma arma ou os assassinando com uma faca no pescoço de grandes nomes políticos, líderes religiosos, entre outros.
                      A escritora Clarice Lispector em uma entrevista(*) mostra sua indignação em relação ao assassinato de Mineirinho , considerado uma "versão carioca do Robin Hood"  que fora assassinado com 13 tiros por policiais no Rio de Janeiro, em 1962
                     A 29° Bienal de São Paulo nos remete a pensar sobre o passado e o presente  país e do mundo, a pensarmos também se problemas semelhantes já foram resolvidos e se não foram, o que pode e está sendo feito para acabar com os mesmos. E por nós que constituímos a sociedade e consequentemente  temos uma parcela de culpa na existência desses problemas.
             A exposição se mostra convidativa por nos trazer uma boa oportunidade de crescimento intelectual com fatos históricos, e crescimento cultural, analisando e sentindo as reais mensagens das obras expostas.

Para apreciarem de perto a sensação dessa união muito bem feita entre arte-política segue abaixo as informações da exposição:


Evento:  29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas
Data: 18 de janeiro a 20 de março
Horário: terça-feira a sábado de 9h às 21h; domingo de 16h às 21h
Local: Avenida Afonso Pena, 1537 , Belo Horizonte
Mais informações: (31) 3236-7400

ENTRADA FRANCA


(*) Para saber mais sobre o caso "Mineirinho" , acesse o link : http://www.youtube.com/watch?v=C9v7WLc6F84

5 comentários:

  1. Interessante o comentário feito , realmente a arte no Brasil não é tão valorizada quanto deveria ;D

    ResponderExcluir
  2. muitoo legal a postagem me fez realmente querer ir, concerteza irei la estão todos de parabens :)

    ResponderExcluir
  3. muito interessante o modo como relataram sobre o Bienal, Parabéns *(:

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog , ficou super criativo , a explicação de como é a bienal esta muito boa , gostei bastante como organizaram as informações e fotos na pagina , estão de parabéns .. ficou muito lindo o blog de vcs preferidos *-*

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a postagem. A cultura brasileira precisa ser mais destacas, e blogs como este são essenciais para que isso ocorra.

    ResponderExcluir